PT
BR
Pesquisar
Definições



despedaçarem

A forma despedaçarempode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de despedaçardespedaçar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de despedaçardespedaçar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
despedaçardespedaçar
( des·pe·da·çar

des·pe·da·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Fazer ou fazer-se em pedaços (ex.: a bola despedaçou o vidro; a embarcação despedaçara-se nos rochedos). = DILACERAR, FRAGMENTAR, PARTIR, QUEBRAR

2. [Figurado] [Figurado] Causar ou sofrer destruição (ex.: despedaçaram as nossas esperanças; o projecto já se despedaçou). = ARRUINAR, DESFAZER, DESTRUIR

3. Causar ou sentir grande dor ou angústia. = ANGUSTIAR, ATORMENTAR, CONFRANGER

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ESPEDAÇAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + pedaço + -ar.

despedaçaremdespedaçarem

Auxiliares de tradução

Traduzir "despedaçarem" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.



Gostaria de saber se se pode distinguir a palavra 'garnisé' em garniso (masc) e garnisa (fem.) A dúvida prende-se quanto à forma de distinguir quanto ao género.
A palavra garnisé, para além de adjectivo uniforme (ex.: galo garnisé, galinha garnisé), pode também ser usada como substantivo comum de dois (possui uma mesma forma para os dois géneros), flexionando apenas em número (ex.: tinha algumas garnisés na capoeira; o garnisé cantou) e não apresentando, portanto, as flexões de género que refere. Neste tipo de substantivos, o feminino ou o masculino é indicado pelos determinantes com que coocorrem (nos exemplos acima, algumas e o), que flexionam em género, consoante o sexo do referente.