PT
BR
Pesquisar
Definições



desgravara

Será que queria dizer desgravará?

A forma desgravarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de desgravardesgravar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de desgravardesgravar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desgravardesgravar
( des·gra·var

des·gra·var

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Eliminar som, imagem ou outros dados gravados num suporte (ex.: desgravar o número do telemóvel).GRAVAR

2. [Gíria] [Gíria] Passar para escrito uma gravação feita em suporte magnético ou digital; fazer a transcrição. = TRANSCREVER

etimologiaOrigem etimológica:des- + gravar.

desgravaradesgravara


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.