Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desfecho

desfechodesfecho | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de desfechardesfechar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

des·fe·cho |â| ou |ê|des·fe·cho |ê|


nome masculino

1. Desenlace.

2. Resultado final.

3. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Substituição dos dentes de leite pelos de adulto (no cavalo, burro, boi, etc.).


des·fe·char des·fe·char

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Dar ao gatilho; disparar.

2. Descarregar, vibrar, arremessar, soltar.

3. Proferir (atrevidamente).

4. Abrir; desarmar; tirar os fechos a.

verbo intransitivo

5. Concluir, rematar.

verbo pronominal

6. Disparar-se; sair com ímpeto.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "desfecho" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

conseguido na Luz frente ao Gorenje Velenge (36-29) abre boas perspetivas quanto ao desfecho da eliminatória, sabendo-se que falta ainda a segunda mão na Eslovénia, que se antevê...

Em O INDEFECTÍVEL

participação no jornal, salientando que o processo “tem agora o seu desfecho com a anunciada exclusão de todos os políticos no activo que mantinham participação regular”...

Em VISEU, terra de Viriato.

desfecho da acção do MFA e razoável continuidade de um estado de bem-estar da população...

Em A Quinta Lusitana

Claro que foi escrita por uma mulher, por isto o desfecho é até previsível..

Em www.tonygoes.com.br

Isto não significa que a equipa não tenha tentado evitar o desfecho negativo e há mesmo indicadores que o mostram

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Hoje li um título no JN que me deixou curiosa e me fez ler a notícia completa para saber o significado do título que, mais ou menos, dizia o seguinte: O novo IP3 vai ser uma auto-estrada e portagado. Esta palavra portagado deixou-me a pensar em gado(!) mas, no final, percebi que se relacionava com o pagamento de portagens. Por isso, pergunto se existe algum verbo portagar, ou, na minha opinião, no mínimo, portajar.
A forma correcta deverá ser, de facto, portajado e não portagado. Esta forma corresponde ao particípio passado adjectival do verbo portajar, que tem o significado de 'colocar portagem em'. O verbo portajar, que se encontra já averbado no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora), é um neologismo correctamente formado a partir de portagem, sob a forma portaj-, à semelhança de outras derivações a partir de palavras terminadas em -agem (ex.: coragem > encorajar; linguagem > linguajar; massagem > massajar; viagem > viajar). Pelo contrário, não há, em português, verbos terminados em -agar derivados de palavras terminadas em -agem.

É ainda de referir que existem algumas ocorrências em corpora do verbo portagear, que ainda não se encontra dicionarizado, apesar de estar correctamente formado. Este verbo portagear deriva da aposição do sufixo -ear ao radical portag- da palavra portagem, à semelhança de outros verbos derivados de palavras terminadas em -agem (ex.: chantagem > chantagear; homenagem > homenagear; massagem > massagear).

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desfecho [consultado em 17-05-2022]