PT
BR
Pesquisar
Definições



desequipadas

A forma desequipadaspode ser [feminino plural de desequipadodesequipado] ou [feminino plural particípio passado de desequipardesequipar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desequipardesequipar
( de·se·qui·par

de·se·qui·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Desprover ou desprover-se do equipamento ou material necessário para determinada função ou actividade (ex.: a falta de dinheiro desequipou o hospital; desequiparam-se logo a seguir ao jogo).EQUIPAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + equipar.

desequipadodesequipado
( de·se·qui·pa·do

de·se·qui·pa·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se desequipou.

2. Que retirou o equipamento (ex.: os atletas eliminados já estão desequipados).

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: EQUIPADO

etimologiaOrigem etimológica:particípio de desequipar.

desequipadasdesequipadas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




Tenho procurado em dicionários, perguntado para professores universitários, e ninguém consegue me dizer o nome dessa letrinha que vemos normalmente em razões sociais de empresas. Gostaria muito de saber. A letra ou símbolo é &. E muito misteriosa, pois todos sabem o que é, e ninguém sabe dizer seu nome e/ou origem.
O sinal gráfico & é frequentemente denominado em português e comercial, pois é usado para representar a conjunção copulativa e. Este sinal tem como origem a conjunção latina et (que quer dizer ‘e’) que se transformou num só símbolo gráfico na estenografia romana.