Significado de desdentar-se-me

    A forma desdentar-se-mepode ser [infinitivo de desdentardesdentar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de desdentardesdentar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de desdentardesdentar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de desdentardesdentar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de desdentardesdentar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desdentardesdentar
    ( des·den·tar

    des·den·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Tirar ou quebrar os dentes a.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desdentar-se-me" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Que tem os beiços sumidos (como os desdentados)....


    edêntulo | adj.

    Que não tem dentes (ex.: paciente edêntulo; região edêntula)....


    armadilho | n. m.

    Mamífero desdentado da ordem dos tatus....


    dásipo | n. m.

    Género de mamíferos desdentados que compreende vários tatus da América do Sul....


    entomófago | adj. | n. m. pl.

    Que se alimenta de insetos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desdentar-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".