PT
BR
Pesquisar
Definições



desconcerto

A forma desconcertopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de desconcertardesconcertar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desconcertodesconcerto
|ê| |ê|
( des·con·cer·to

des·con·cer·to

)


nome masculino

1. Ausência de concerto, de harmonia. = DESACORDO, DESAVENÇA, DISCORDÂNCIA, DESCONCHAVO, DISSENSÃO, DIVERGÊNCIACONCERTO, CONCORDÂNCIA

2. Ausência de ordem. = DESALINHO, DESARRANJO, DESORDEM

3. Atrapalhação, desorientação, perturbação (ex.: teve um momento de desconcerto, mas recuperou rapidamente).

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de desconcertar.
Confrontar: desconserto.
desconcertardesconcertar
( des·con·cer·tar

des·con·cer·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer perder a boa disposição de.

2. Desmanchar.

3. Pôr em divergência.


verbo intransitivo

4. Disparatar; discordar.


verbo pronominal

5. Descompor-se.

etimologiaOrigem etimológica:des- + concertar.
Confrontar: desconsertar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "desconcerto" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Questiono a existência da palavra extrudido ou estará incorrecta? Encontrei a palavra associada ao estado de alumínio, alumínio extrudido.
O vocábulo extrudido significa "que é obtido por extrusão", isto é, “que foi forçado a passar por uma fieira ou por um orifício para ficar com formato alongado”, sendo um adjectivo que qualifica essencialmente materiais maleáveis, plásticos ou metálicos (ex.: acrílico extrudido, alumínio extrudido, poliestireno extrudido). Esta palavra, que não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa consultados, é muito usada em domínios tecnológicos e industriais. Corresponde ao particípio passado do verbo extrudir (também ele ainda não registado em dicionários gerais de língua portuguesa), derivado do verbo latino extrudere, que significa "empurrar para fora", "obrigar a sair". Este verbo ou o respectivo particípio adjectival encontram-se já atestados em dicionários gerais de outras línguas modernas como o espanhol (extrudir), o francês (extrudé) ou o inglês (extrude).
Paralelamente, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa o adjectivo extrudado, com o mesmo significado acima atribuído a extrudido, tendo como etimologia uma derivação algo irregular pela aposição do sufixo verbal regular -ar ao radical extrud-, que seria uma alteração do radical extrus-, presente na palavra extrusão.