PT
BR
Pesquisar
Definições



descabelarão

A forma descabelarãoé [terceira pessoa plural do futuro do indicativo de descabelardescabelar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
descabelardescabelar
( des·ca·be·lar

des·ca·be·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Tirar ou ficar sem cabelo.

2. Arrancar os cabelos. = ARREPELAR

3. Desmanchar o penteado. = DESGRENHAR, DESPENTEAR, ESCABELAR


verbo transitivo

4. Retirar os pêlos na curtição de peles. = ESCABELAR


verbo pronominal

5. [Figurado] [Figurado] Ficar perturbado; perder as estribeiras.

etimologiaOrigem etimológica:des- + cabelo + -ar.
descabelarãodescabelarão


Dúvidas linguísticas



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.