PT
BR
Pesquisar
Definições



desbridar

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desbridardesbridar
( des·bri·dar

des·bri·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Tirar a brida a ou soltar-se da brida. = DESEMBRIDARBRIDAR, EMBRIDAR


verbo transitivo

2. Libertar ou desembaraçar daquilo que prende.

3. [Medicina] [Medicina] Remover a membrana ou filamento que se forma entre duas superfícies serosas, geralmente após um processo inflamatório; remover a brida. = DEBRIDAR

etimologiaOrigem etimológica:des- + brida + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "desbridar" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.