Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desassossegador

desassossegadordesassossegador | adj. n. m.
derivação masc. sing. de desassossegardesassossegar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·sas·sos·se·ga·dor |dô|de·sas·sos·se·ga·dor |dô|


(desassossegar + -dor)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. Que ou aquele que desassossega.

2. Perturbador.


de·sas·sos·se·gar de·sas·sos·se·gar

- ConjugarConjugar

(des- + assossegar)
verbo transitivo e pronominal

Tirar ou perder o sossego, a calma (ex.: o barulho desassossegou a criança; não se desassosseguem com as notícias). = DESSOSSEGAR, INQUIETAR, PERTURBARACALMAR, ASSOSSEGAR, SOSSEGAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Desassossegador de alto quilate, o autor desse livro único que é a “Ode Didáctica” O...

Em De Rerum Natura

IN MEMORIAM ENG JOSÉ BIOUCAS O Facebook transforma-se nestas ocasiões no grande desassossegador das almas..

Em animo - para tornar os dias mais leves

Tenho um desassossegador pessoal..

Em hopesandfears.blogs.sapo.pt

No fundo, foram estas as motivações que me levaram a ser um "rabelo" desassossegador

Em zedebaiao.com

...português europeu e do mundo, prefiro continuar a ser eu próprio e mais um desassossegador que procura ver a realidade e esforçar-me por

Em zedebaiao.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).



Hoje li um título no JN que me deixou curiosa e me fez ler a notícia completa para saber o significado do título que, mais ou menos, dizia o seguinte: O novo IP3 vai ser uma auto-estrada e portagado. Esta palavra portagado deixou-me a pensar em gado(!) mas, no final, percebi que se relacionava com o pagamento de portagens. Por isso, pergunto se existe algum verbo portagar, ou, na minha opinião, no mínimo, portajar.
A forma correcta deverá ser, de facto, portajado e não portagado. Esta forma corresponde ao particípio passado adjectival do verbo portajar, que tem o significado de 'colocar portagem em'. O verbo portajar, que se encontra já averbado no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora), é um neologismo correctamente formado a partir de portagem, sob a forma portaj-, à semelhança de outras derivações a partir de palavras terminadas em -agem (ex.: coragem > encorajar; linguagem > linguajar; massagem > massajar; viagem > viajar). Pelo contrário, não há, em português, verbos terminados em -agar derivados de palavras terminadas em -agem.

É ainda de referir que existem algumas ocorrências em corpora do verbo portagear, que ainda não se encontra dicionarizado, apesar de estar correctamente formado. Este verbo portagear deriva da aposição do sufixo -ear ao radical portag- da palavra portagem, à semelhança de outros verbos derivados de palavras terminadas em -agem (ex.: chantagem > chantagear; homenagem > homenagear; massagem > massagear).

pub

Palavra do dia

sal·-ge·ma |ê|sal·-ge·ma |ê|


nome masculino

[Mineralogia]   [Mineralogia]  Sal comum fossilizado, extraído de depósitos naturais (ex.: mina de sal-gema). = HALITE

Plural: sais-gema ou sais-gemas.Plural: sais-gema ou sais-gemas.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desassossegador [consultado em 27-06-2022]