Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desaguou

3ª pess. sing. pret. perf. ind. de desaguardesaguar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·sa·guar |àg|de·sa·guar |àg|

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Dar saída às águas de.

2. Desalagar.

3. Esgotar as águas de.

4. Dar a comer (ao gado) uma pequena porção do que ele vê (para lhe impedir o aguamento).

verbo intransitivo

5. Vazar, lançar-se, despejar as suas águas.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "desaguou" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

É a síntese possível de uma história que desaguou , no domingo, em Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia que ficou cravada com...

Em O INDEFECTÍVEL

...vales da cordilheira do Hindu Kuch e mais a farândola endoutrinada nas madrassas, que desaguou em Kabul para instituir o Emirado islâmico do Afeganistão, interessa-me nada..

Em Pleitos, Apostilas e Comentários

...o que daí resultou, toda a pesquisa de movimento sobre a qual Lopez trabalhou, desaguou nesta organização de corpos no espaço sob a música grave e

Em Casa das Artes

...o pessoal da Caravana, que a principio foi pacífica, já no final da missão desaguou em conflito..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

desaguou na ditaduramilitar de 64, e o golpe contra Diolma Roussef em 2016, publicou nesta...

Em www.sganoticias.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desaguou [consultado em 28-10-2021]