PT
BR
Pesquisar
Definições



debicava

A forma debicavapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de debicardebicar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de debicardebicar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
debicardebicar
( de·bi·car

de·bi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Tirar com o bico uma pequena porção de uma coisa.

2. Tirar um bocadinho (de coisa de comer).


verbo intransitivo

3. Comer pouco de cada vez.

4. Desfrutar, caçoar, troçar (aparentando falar com seriedade).

etimologiaOrigem etimológica:de- + bico + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "debicava" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



As palavras Malanje, Uíje, Cassanje, etc., levam a letra g ou j ?
Os topónimos angolanos referidos deverão ortografar-se correctamente nas formas Malanje, je e Caçanje (esta última grafia corresponde também ao nome comum caçanje).

É esta a grafia registada nas principais obras de referência para o português europeu, nomeadamente no Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra: Atlântida Editora, 1947) e no Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), de Rebelo Gonçalves, ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Âncora Editora, 2001). Apesar disso, é esmagadora a ocorrência de grafias alternativas como *Malange, *Uíge, *Cassange ou *Cassanje (o asterisco indica incorrecção, de acordo com as obras de referência para a ortografia e com a tradição lexicográfica).

É de referir que com o Acordo Ortográfico de 1990 (nomeadamente na Base III) não há qualquer alteração a este respeito.




Ao utilizar um parafuso sobre uma rosca, de maneira indevida ou forçada, ocorre um desgaste ou mesmo uma inutilização desta rosca. Sempre utilizei e ouvi o termo "espanar" a rosca. O termo está incorreto?
O verbo espanar, que deriva do italiano spanare e é homónimo do verbo espanar derivado de pano, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o sentido “desgastar (uma rosca) até ao ponto da sua inutilização”, sendo, de acordo com o mesmo dicionário, uma palavra de curso mais generalizado no Brasil.