Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

nominal

nominalnominal | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

no·mi·nal no·mi·nal


(latim nominalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo ao nome.

2. Formado só de nomes.

3. Que só existe em nome.REAL

4. Em que se menciona o nome do indivíduo (ex.: cheque nominal, votação nominal).

5. [Economia]   [Economia]  Que corresponde a um valor definido e não tem em conta, por exemplo, o poder de compra e a inflação (ex.: salário nominal).REAL

6. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Relativo aos nomes e aos adjectivos (ex.: classe nominal, flexão nominal).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "nominal" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Em 2019, quando fica concluída a reestruturação financeira dos leões, o valor nominal de cada VMOC foi reduzido em 70%, o que significa que o valor total...

Em Fora-de-jogo

"Não é só a taxa de juros nominal , que são esses cerca de 12

Em Caderno B

...intensidade variava muito, com flutuações de até 15 nós acima e abaixo da velocidade nominal do vento..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...Euros, é o arrancador para veículos IMars J05, que tem uma potência de arranque nominal de até 1500A, o suficiente

Em Ver

...estavam os títulos detidos por um dos seus credores, o Millenium BCP, num valor nominal de 83,4 milhões de euros (há, ainda, 51,5 milhões nas mãos do Novo Banco)..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Quando escrevo que um evento acontecerá dia X e indico o período: à tarde ou à noite. O correto é o a craseado?
As expressões à tarde e à noite estão correctas, quando escritas para indicar localização no tempo; esta construção corresponde à contracção da preposição a, que exprime neste caso valores de tempo, seguida do artigo definido a, que está a determinar os substantivos tarde ou noite. É mais fácil verificar o uso da contracção quando o substantivo for masculino, com correspondente uso de artigo masculino (ex.: a conversa ocorrerá ao almoço).
Se não for usada a crase, as ortografias a tarde e a noite corresponderão apenas a um grupo nominal sem a preposição, não podendo indicar limites ou localizações temporais (ex.: a noite está quente; a tarde foi cansativa).

pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/nominal [consultado em 21-05-2022]