Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

dúplex

dúplexdúplex | quant. num. mult. 2 g. 2 núm. | adj. 2 g. 2 núm. | adj. 2 g. 2 núm. n. m. 2 núm.
Será que queria dizer duplex?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

dú·plex |cs|dú·plex |cs|


(latim duplex, -icis, duplo, dobrado, dividido em dois)
quantificador numeral multiplicativo de dois géneros e dois números
quantificador numeral multiplicativo de dois géneros e dois números

1. Multiplicado por dois. = DUPLICADO, DÚPLICE, DUPLO

adjectivo de dois géneros e de dois números
adjetivo de dois géneros e de dois números

2. [Religião]   [Religião]  Relativo às festas religiosas a que a repetição das antífonas dá mais solenidade do que a que têm as festas comuns (ex.: dia dúplex; festa dúplex; rito dúplex).

adjectivo de dois géneros e dois números e nome masculino de dois números
adjetivo de dois géneros e dois números e nome masculino de dois números

3. Que ou aquilo que tem duas funções, dois componentes ou duas características principais.

4. Diz-se de ou apartamento repartido por dois andares reunidos por uma escada ou ligação interior. = DUPLEX

5. [Antigo]   [Antigo]   [Telecomunicações]   [Telecomunicações]  Diz-se de ou sistema telegráfico que permite a transmissão simultânea de duas mensagens, uma em cada sentido.


Ver também resposta à dúvida: plural de pneumotórax.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...forma que o Lula nunca assumiu ser corrupto, e dono do Sítio, nem do Duplex do Guarujá, contra todas as evidências, o Capitão nega sua responsabilidade nessa tragédia..

Em VARAL de IDÉIAS

...Rifle Scope Add On DIY Night Vision Scope with LCD Monitor Equipped with a duplex reticle for accuracy, TRUGLO's Rimfire/Airgun Scope is ideal for small game and plinking..

Em Luiz Martins

...For Small Spaces Compact staircase ideas for small houses | homify Staircase Design for Duplex House | Best 30+ Indian Wooden Stair Plans House Staircase Design Guide - 5...

Em Luiz Martins

Duplex gfci 15 20 30 and 50amp receptacles..

Em Luiz Martins

...20x50 Home Plan 1000 Sqft Home Design 2 Story Floor Plan 3d Elevation Design Duplex Bungalow Elevation Design Service Provider From Noida Beautiful Front Elevation Designs 60 Modern House...

Em Luiz Martins
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).



Gostaria de saber se a palavra automóvel é composta por aglutinação ou justaposição.
De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, da autoria de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria (pp. 971-983), existem dois tipos de composição: a morfológica e a morfossintáctica. A composição morfológica agrega dois ou mais radicais (ex.: autofagia = auto- + -fagia, geobiologia = geo- + biologia, hipermercado = hiper- + mercado); esta variedade de composição não deve ser confundida com a derivação por prefixação e/ou por sufixação, pois os radicais em causa têm autonomia semântica e podem juntar-se a outros radicais para formar uma palavra (ao contrário dos prefixos e sufixos, que não se podem juntar a outros prefixos ou sufixos para formar uma palavra). A composição morfossintáctica agrega duas ou mais palavras (ex.: abre-latas, aguardente, guarda-chuva, peixe-espada, viandante) e conjuga propriedades de estruturas sintácticas e propriedades de estruturas morfológicas.

Assim sendo, a palavra automóvel é formada segundo os processos da composição morfológica e não por aglutinação ou justaposição, processos que se englobam na composição morfossintáctica e que, segundo as mesmas autoras, não correspondem a duas classes diferentes de composição, mas a diferentes estádios de lexicalização dos compostos: um no qual se mantêm inalterados os constituintes do composto (ex.: abre-latas) e outro resultante de uma evolução do composto, que lhe confere alterações como a queda ou alteração de fonemas (ex.: aguardente < águ(a + a)rdente).

A distinção entre os compostos morfológicos e os compostos morfossintácticos pode também ser encontrada na nova terminologia linguística adoptada para o ensino básico e secundário e publicada em Diário da República em Dezembro de 2004. Sobre a diferença entre a composição por aglutinação ou justaposição, poderá consultar a resposta formação de pontapé.

pub

Palavra do dia

lã·-de·-ca·me·lo |ê|lã·-de·-ca·me·lo |ê|lã de ca·me·lo |ê|


nome feminino

Tecido de lã com fio de seda. = GINGELINA, GINGERLINA

Plural: lãs-de-camelo.Plural: lãs-de-camelo.

• Grafia no Brasil: lã de camelo.

• Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: lã de camelo.
• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: lã-de-camelo


• Grafia em Portugal: lã-de-camelo.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/d%C3%BAplex [consultado em 16-01-2022]