PT
BR
Pesquisar
Definições



cátedras

A forma cátedrasé [feminino plural de cátedracátedra].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cátedracátedra
( cá·te·dra

cá·te·dra

)


nome feminino

1. [Termo eclesiástico] [Termo eclesiástico] Cadeira ou trono do papa no Vaticano. = CADEIRA DE SÃO PEDRO, CADEIRA PONTIFÍCIA, SÓLIO PONTIFÍCIO

2. [Termo eclesiástico] [Termo eclesiástico] Cadeira para autoridade eclesiástica.

3. Cadeira destinada a professor catedrático.

5. Disciplina leccionada por um professor catedrático.

6. Cargo de professor catedrático.

7. Instituição de investigação numa área específica, sediada numa universidade (ex.: cátedra de estudos luso-brasileiros).


de cátedra

Com autoridade ou conhecimento (ex.: falar de cátedra). = DE CADEIRA

etimologiaOrigem etimológica:latim cathedra, -ae, do grego kathédra, -as, assento, cadeira, banco, fundamento.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cátedras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).