PT
BR
Pesquisar
Definições



crocas

Será que queria dizer croças?

A forma crocasé [feminino plural de crocacroca].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
crocacroca
|ó| |ó|
( cro·ca

cro·ca

)


nome feminino

1. [Regionalismo] [Regionalismo] [Agricultura] [Agricultura] Pau da charrua.

2. [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] [Agricultura] [Agricultura] Cilindro oco, que reveste e deixa girar livremente o eixo fixo dos carretos do vessadouro.

3. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Castanha assada no forno sem ter sido previamente golpeada para evitar que estoure.

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Cavidade ou buraco em madeira.

5. [Calão] [Tabuísmo] Ânus.

6. [Regionalismo] [Regionalismo] Porca que trata mal os filhos.

7. [Regionalismo, Depreciativo] [Regionalismo, Depreciativo] Mulher que trata mal os filhos.

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

crocascrocas

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.