PT
BR
Pesquisar
Definições



cremalheira

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cremalheiracremalheira
( cre·ma·lhei·ra

cre·ma·lhei·ra

)


nome feminino

1. [Antigo] [Antigo] Corrente de ferro, pendente da chaminé, para suspender sobre o fogo o recipiente em que se preparam os alimentos.

2. Peça dentada que se encaixa noutras em certas engrenagens.

3. Peça dentada para levantar ou baixar uma parte móvel.

4. Barra dentada em que se encaixa uma roda dentada para transformação do movimento rectilíneo em circular, e vice-versa.

5. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Trilho suplementar dentado no qual encaixam as rodas também dentadas das locomotivas, para subir ou descer percursos com inclinação.

6. [Termo ferroviário] [Termo ferroviário] Tipo de caminho-de-ferro com esse trilho.

7. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Boca ou dentes.


dar à cremalheira

[Informal] [Informal] Comer ou mastigar. = DAR AO DENTE

etimologiaOrigem etimológica:francês crémaillère.

cremalheiracremalheira

Auxiliares de tradução

Traduzir "cremalheira" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.