PT
BR
Pesquisar
Definições



conservadoras

A forma conservadorasé [feminino plural de conservadorconservador].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conservadorconservador
|dô| |dô|
( con·ser·va·dor

con·ser·va·dor

)


adjectivoadjetivo

1. Que conserva.

2. Que é oposto a mudanças políticas.


nome masculino

3. Partidário da política conservadora.

4. Funcionário encarregado da conservação de arquivos, de registos, de bibliotecas ou de património cultural.

5. Profissional que chefia uma conservatória de registo predial, comercial ou civil.

6. [Química] [Química] Substância química destinada a evitar o desenvolvimento de bactérias, geralmente em alimentos. = CONSERVANTE


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

7. Que ou quem não gosta de mudanças em relação ao que é habitual ou tradicional. = REACCIONÁRIO

etimologiaOrigem etimológica:conservar + -dor.
Confrontar: conversador.

Auxiliares de tradução

Traduzir "conservadoras" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.