PT
BR
Pesquisar
Definições



conjugações

A forma conjugaçõespode ser [derivação feminino plural de conjugarconjugar] ou [feminino plural de conjugaçãoconjugação].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conjugarconjugar
( con·ju·gar

con·ju·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Unir(-se) de modo harmonioso, estabelecendo uma conjugação (ex.: a dieta conjuga alimentação saudável e exercício; os painéis conjugam-se com as faixas decorativas). = COMBINAR, CONCILIARDESARMONIZAR

2. Prender(-se) ao mesmo jugo.


verbo transitivo

3. [Gramática] [Gramática] Expor ordenadamente as flexões de um verbo (ex.: conjugue o verbo no futuro). = FLEXIONAR


verbo pronominal

4. [Gramática] [Gramática] Assumir determinadas formas verbais, de acordo com um padrão de flexão (ex.: o verbo mediar conjuga-se como o verbo odiar). = FLEXIONAR

etimologiaOrigem etimológica:latim conjugo, -are, ligar, unir.
conjugaçãoconjugação
( con·ju·ga·ção

con·ju·ga·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de conjugar ou de se conjugar.

2. Acção de juntar ou reunir com harmonia. = JUNÇÃO, LIGAÇÃO, REUNIÃO, UNIÃO

3. Conjunto de coisas que acontecem de forma simultânea ou encadeada (ex.: foi uma feliz conjugação de coincidências; conjugação de factores).

4. [Gramática] [Gramática] Acto de flexionar um verbo (ex.: conjugação do conjuntivo). = FLEXÃO

5. [Gramática] [Gramática] Disposição sistemática das formas flexionadas de um verbo (ex.: conjugação pronominal reflexa).

6. [Gramática] [Gramática] Conjunto de características de um verbo segundo um padrão de flexão (ex.: em português, os verbos pertencem a três conjugações).


primeira conjugação

[Gramática] [Gramática]  Modelo de conjugação dos verbos em português que tem tema em -a, a que se juntam depois as desinências (ex.: os verbos amar e negociar pertencem à primeira conjugação).

segunda conjugação

[Gramática] [Gramática]  Modelo de conjugação dos verbos em português que tem tema em -e, a que se juntam depois as desinências (ex.: os verbos comer e vender pertencem à segunda conjugação, bem como o verbo pôr e derivados).

terceira conjugação

[Gramática] [Gramática]  Modelo de conjugação dos verbos em português que tem tema em -i, a que se juntam depois as desinências (ex.: os verbos partir e sentir pertencem à terceira conjugação).

etimologiaOrigem etimológica:latim conjugatio, -onis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "conjugações" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.