Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

-ejar

-ejar-ejar | suf.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

-ejar -ejar


(terminação do latim tardio -idiare)
sufixo

Indica acção, estado ou processo, na formação de verbos da primeira conjugação (ex.: esquartejar; fraquejar; lacrimejar).

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Sexta combina com música ao vivo e um chope no ponto, que tal? Então convida a galera bora curtir a noite de hoje no Restaurante Giraffas, no Centro de Santiago, ao som do cantor Cássios Machado!

Em www.rafaelnemitz.com

Pub fica na Rua Sete de Setembro, em frente ao SEG, no Centro de Santiago. Reservas de mesas podem ser feitas pelo WhatsApp!

Em www.rafaelnemitz.com

Mas, ó Kirill, , a oferta das 72 virgens pela concorrência parece muito mais atractiva... ( o Chico incorreu no mesmo erro...) "If you lay down your life for your country, your neighbor, you will be with God in his kingdom, glory and eternal life

Em Provas de Contacto

O post que publiquei recentemente neste blogue com o título "uma forma original de enriquecer" (cf. aqui ) tornou-se, no curto espaço de cinco dias, o post mais partilhado dos últimos 12 meses deste blogue (cerca de 3 mil partilhas), e é um dos 20 mais partilhados de sempre. As reacções que recebi em relação a ele variaram

Em portugal contempor

Fala, concurseiro! pensou em ganhar um salário inicial superior a R$ 5 mil? O Curso Ideal vai te passar uma dica: Dia 03 de outubro inicia nossa turma preparatória para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 2022. Nossa turma contará com aulas de segunda a sábado das 19h às 22h55min de modo presencial

Em www.rafaelnemitz.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra real admite duas formas de plural: réis e reais, assim como mel, temos: méis e meles?
Efectivamente a palavra real admite o plural réis (não confundir com reis, plural de rei), mas apenas na acepção de antiga unidade monetária de Portugal e do Brasil. Nas restantes acepções de adjectivo e de substantivo masculino, incluindo a da actual unidade monetária do Brasil, só é admitida a forma plural reais. Não se trata assim de um duplo plural, ao contrário do caso de mel.



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.
pub

Palavra do dia

es·ta·me·nha es·ta·me·nha


(latim staminea, feminino de stamineus, -a, -um, filamentoso)
nome feminino

1. Tecido grosseiro de lã.

2. Hábito de frade, geralmente feito desse tecido. = BUREL

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/-ejar [consultado em 06-10-2022]