PT
BR
Pesquisar
Definições



conectivos

A forma conectivosé [masculino plural de conectivoconetivoconectivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conectivoconectivo ou conetivoconectivo
|èct| ou |èt| |èct| ou |èt| |èct|
( co·nec·ti·vo co·nec·ti·vo ou co·ne·ti·vo

co·nec·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que une ou liga. = CONECTOR

2. [Anatomia] [Anatomia] Diz-se do tecido esponjoso e mole que envolve os diversos órgãos do corpo e preenche o espaço que os separa. = CONJUNTIVO


nome masculino

3. [Botânica] [Botânica] Membrana que une as duas células da antera.

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Palavra ou partícula que serve para fazer a ligação entre frases ou partes de frases. = CONECTOR

etimologiaOrigem etimológica:conectar + -ivo.
sinonimo ou antonimo Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: conetivo.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: conectivo.
grafiaGrafia no Brasil:conectivo.
grafiaGrafia em Portugal:conetivo.


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).