Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

colhia

1ª pess. sing. pret. imperf. ind. de colhercolher
3ª pess. sing. pret. imperf. ind. de colhercolher
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·lher |ê|co·lher |ê|2

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Apanhar.

2. Tirar da haste.

3. Recolher.

4. Ganhar, alcançar.

5. Surpreender.

6. Coligir.

7. Depreender.

8. Enlaçar.

9. Amainar.

verbo intransitivo e pronominal

10. Ser concludente.

11. Provar.


co·lher |é|co·lher |é|1


nome feminino

1. Utensílio para levar à boca líquidos ou substâncias brandas, composto de um cabo e de uma parte côncava.Ver imagem

2. Quantidade de algo que enche esse utensílio. = COLHERADA

3. Instrumento em forma desse utensílio.

4. Ferramenta semelhante a esse utensílio, usada em vários ofícios (ex.: colher de pedreiro).


meter a colher
[Informal]   [Informal]  Intrometer-se no que não lhe diz respeito. = METER A COLHERADA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "colhia" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Um adolescente, de apenas 14 anos, morreu eletrocutado na noite desta quarta-feira, dia 08 de dezembro, em Vista Alegre, distrito de Maracaju. Seguno o site Campo Grende News, o garoto utilizava uma barra de ferro para tentar alcançar mangas, quando acabou encostando na fiação elétrica e sofreu a descarga elétrica. Ele…

Em Caderno B

investiram nisso e, mais tarde, verifiquei que já não se colhia essa planta em Portugal..

Em Tupiniquim

Um pé de limão onde minha mãe colhia e fazia limonada pra mim O pé de figo de que minha mãe gostava...

Em O VAGALUME

...35 km de São Paulo, pela agricultora Maria Aparecida da Costa, 44 anos, que colhia repolhos a cem metros do local da queda..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Do mundo, colhia apenas essas trocas misteriosas que permitem

Em sound + vision
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.




Sou Policial Militar, e aqui no Espírito Santo somos denominados Militares Estaduais. Gostaria de saber como é a abreviação de Militares Estaduais.
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para militar estadual, nem sequer para militar.
No entanto, se, num texto relativamente longo, usar muitas vezes a expressão militar estadual, pode optar por indicá-la através da junção da primeira letra de cada palavra em maiúsculas, utilizando uma fórmula como a que é apresentada entre parêntesis:
O militar estadual (de agora em diante ME, abreviadamente) pode ser convocado. Após a sua convocação, o ME deve apresentar-se ao seu superior.
Desta forma, sempre que no seu texto surgir ME, o leitor saberá que designa militar estadual. Note-se que não se trata de uma abreviatura consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor); trata-se apenas de um expediente para evitar repetições fastidiosas.

pub

Palavra do dia

fan·til fan·til


(origem obscura)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem bom tamanho e é considerado de boa raça (ex.: cavalo fantil).

2. Que tem os traços certos ou ideais para produzir boas crias (ex.: égua fantil).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/colhia [consultado em 06-07-2022]