PT
BR
Pesquisar
Definições



gadanha

A forma gadanhapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de gadanhargadanhar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de gadanhargadanhar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gadanhagadanha
( ga·da·nha

ga·da·nha

)


nome feminino

1. Colher grande, funda e de cabo comprido, geralmente usada para servir sopa ou outros alimentos líquidos. = CAÇO, CONCHA

2. [Agricultura] [Agricultura] Utensílio composto por um cabo longo e direito que termina com uma lâmina larga disposta perpendicularmente, um pouco curva na ponta, usado para segar ervas de pasto ou feno. = GADANHO

3. [Portugal, Popular] [Portugal, Popular] Mão (ex.: deitou a gadanha à filha da vizinha; tira daí a gadanha). = GADANHO


gadanha mecânica

Máquina agrícola destinada a cortar ervas de pasto ou feno. = GADANHEIRA

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa.
gadanhargadanhar
( ga·da·nhar

ga·da·nhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Cortar (feno, etc.) com gadanha.

Auxiliares de tradução

Traduzir "gadanha" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).