PT
BR
Pesquisar
Definições



cinzento-claro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cinzento-clarocinzento-claro
( cin·zen·to·-cla·ro

cin·zen·to·-cla·ro

)


adjectivoadjetivo

1. Que apresenta uma tonalidade clara de cinzento.


nome masculino

2. Tom claro de cinzento.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ALVACENTO, CINZA-CLARO, ESBRANQUIÇADO
sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: CINZENTO-ESCURO

vistoFeminino do adjetivo: cinzento-clara. Plural do adjetivo: cinzento-claros. Plural do substantivo: cinezentos-claros.
iconFeminino do adjectivo: cinzento-clara. Plural do adjectivo: cinzento-claros. Plural do nome: cinzentos-claros.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cinzento-claro" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Qual a origem do termo feira, usado para nomear os dias da semana?
A palavra feira, assim como a palavra féria(s), deriva do latim feria, ae, que queria dizer "dia de festa" ou "dia de descanso". Em latim vulgar passou a designar também "mercado" ou "dia de comércio", pois os dias de festa eram dias de grande comércio. Desta forma, os nomes dos dias úteis da semana parecem ter seguido, em português, a ordem dos dias de comércio a seguir ao domingo (em latim dies dominicus, o "dia do senhor"), sendo segunda-feira o segundo dia de festa ou de mercado e assim sucessivamente até ao sábado.