PT
BR
Pesquisar
Definições



cingida

A forma cingidapode ser [feminino singular de cingidocingido] ou [feminino singular particípio passado de cingircingir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cingircingir
( cin·gir

cin·gir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Apertar (uma coisa) em roda; ligar, atar.

2. Rodear, cercar.

3. Ornar (em roda).

4. [Figurado] [Figurado] Limitar, restringir.

5. Reprimir.


verbo pronominal

6. Chegar-se muito, unir-se.

7. Conformar-se; ater-se, seguir escrupulosamente.

cingidocingido
( cin·gi·do

cin·gi·do

)


adjectivoadjetivo

Que se cingiu.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de cingir.

cingidacingida

Auxiliares de tradução

Traduzir "cingida" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.