Significado de cindira-vo-lo

    A forma cindira-vo-lopode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de cindircindir] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de cindircindir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cindircindir
    ( cin·dir

    cin·dir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Separar; cortar, dividir.

    2. Atravessar um espaço.

    3. Desavir.

    etimologiaOrigem:latim scindo, -ere, rasgar, fender, arrancar, cortar, romper, separar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cindira-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    cisão | n. f.

    Ato ou efeito de cindir....


    cindir | v. tr.

    Separar; cortar, dividir....


    escindir | v. tr. e pron.

    O mesmo que cindir....


    incindir | v. tr.

    Fazer uma incisão em....


    cindível | adj. 2 g.

    Que se pode cindir....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cindira-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?


      É absurdo dizer "voltagem" é um termo da Física ou da Engenharia Eletrotécnica! O termo científico é Tensão Elétrica, diferença de potencial. "Voltagem" é calão, trata-se de linguagem não qualificada e que por excesso de uso entrou na linguagem corriqueira! Não existe "voltagem", nem "amperagem", nem "ohmagem", nem "wattagem", nem qualquer outro disparate a nível eletrotécnico!