Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cine-

cinecine | n. m.
cine-cine- | elem. de comp.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ci·ne ci·ne


(redução de cinema)
nome masculino

O mesmo que cinema.


cine- cine-


(grego kínesis, -eos, movimento)
elemento de composição

1. Exprime a noção de movimento (ex.: cinebalneoterapia).

2. Exprime a noção de cinema (ex.: cinebiografia).

Confrontar: sínese.
pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Cine Icaraí, projeto de restauro. Foto divulgada no Facebook por André Diniz O INEPAC, órgão responsável pela preservação do patrimônio histórico da Estado, acaba de aprovar por unanimidade o projeto de restauro do Cinema Icarai. Um golaço para a cidade de Niterói e para os amantes da cultura. Esse

Em O VAGALUME

É o nome do cinema que aparece no filme "El sur", de Victor Erice. Arcadia remete-me para Reviver o passado em Brideshead e para todos os momentos de Arcadia. Sul é a palavra mágica. Como no filme de Erice, como no conto de Borges (que não é o poema), como no mal compreendido Sammy going south , de Mackendrick. No filme…

Em avenida da salúquia 34

segunda-feira, dia 13 de junho, às 15h, no Cine -Teatro de Estarreja. Na cerimónia, serão ainda homenageados com Votos de Louvor os Atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais na época desportiva 2020/2021, assim como os Funcionários da Câmara Municipal com 25 anos de serviço e os que passaram

Em Not

Calouste Gulbenkian Sessões: 17 Junho 2022 | 21:00 CINE BIJOU 19 Junho 2022 | 15:00 CINEMATECA BRASILEIRA 26 Junho 2022 | 20:00 CENTRO CULTURAL SÃO PAULO Fundação Calouste Gulbenkian In-Edit Brasil Já Estou Farto

Em Billy-News

Até o dia 24 de junho os assuenses e turistas poderão conferir a exposição artística ‘A fé que une o nosso povo’, de autoria da artista Iveli Gondin. O evento acontece no Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, em Assú (RN). A mostra reúne obras e diversas peças em esculturas sobre a vida do padroeiro de

Em www.blogrsj.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Tenho dúvidas como se escreve: a gerente administrativa ou a gerente administrativo. Qual a forma correta?
A palavra gerente é invariável em género, mas os adjectivos e determinantes que a modificam devem flexionar tendo em conta o sexo da pessoa a que se referem. Assim, deverá escrever o gerente administrativo e a gerente administrativa.



Gostaria de saber se em palavras nas quais o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a outra palavra (como anti+inflamatório; poli+insaturado, etc...) há necessidade de se usar hífen ou se é possível fusionar as duas vogais (e.g., antiinflamatório; poliinsaturado).
Esta questão tem uma resposta diferente se pretender a ortografia antes ou depois do Acordo Ortográfico de 1990 (AO de 1990).

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945 (válido para a norma portuguesa antes do AO de 1990) e também segundo o Formulário Ortográfico de 1943 (válido para a norma brasileira antes do AO de 1990), o elemento de formação anti- apenas deve ser ligado por hífen a palavras que comecem por h (ex.: anti-higiénico), i (ex.: anti-ibérico), r (ex.: anti-rugas) ou s (ex.: anti-semita).

Relativamente ao emprego do prefixo poli-, não é tão fácil chegar a uma resposta conclusiva e peremptória para a ortografia antes da aplicação do AO de 1990. Este prefixo não é expressamente referido no Acordo Ortográfico de 1945 (vd. bases XXVIII a XXXII, sobre o uso do hífen), nem no Formulário Ortográfico de 1943, pelo que só se pode inferir o comportamento de poli- a partir do registo lexicográfico de outras palavras com o mesmo prefixo. Assim sendo, a consulta de obras de referência revela um comportamento análogo ao de outros prefixos que nunca são seguidos de hífen, como mono- ou bi- (ex: monoinsaturado, biebdomadário, poliarticular, polirrítmico, polissacarídeo, poliúria), o que valida a forma poliinsaturado, que é, aliás, a forma registada pelo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.
Outra opção tomam o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, e o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências, que registam a forma polinsaturado, com a elisão da vogal (i oral) em que termina o prefixo. A este respeito, Rebelo Gonçalves, no seu Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra: Atlântida, 1947, pp. 252-253), refere que se deve prever também esta opção com estes prefixos que nunca são seguidos de hífen, isto é, "o caso de um prefixo não aparecer em forma plena, por terminar em vogal e esta se elidir ante uma vogal do elemento imediato: endartrite, etc".

Nas obras consultadas, é de referir que não há registo de nenhuma outra forma com o mesmo contexto de poli-+insaturado (poli- seguido de i nasal), mas apenas com um contexto de poli- seguido de i oral: formas como poliide (género de algas) ou poliidrite (mineral) surgem averbadas no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (12 vol., Porto, Amigos do Livro Editores, 1981), de José Pedro Machado. Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam uma maior ocorrência de poliinsaturado (e suas flexões) no português do Brasil e de polinsaturado (e suas flexões) no português europeu, provável reflexo do diferente registo lexicográfico nas duas normas do português, não podendo, no entanto, nenhuma destas duas formas ser considerada incorrecta.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, estes dois prefixos terão tratamento idêntico, uma vez que passa a haver regras mais gerais e contextuais do que nos textos legais anteriores. Assim, segundo a Base XVI, 1º, alínea b), quando um prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento deverá usar-se hífen, pelo que deverá escrever-se anti-inflamatório e poli-insaturado (a par de polinsaturado).

pub

Palavra do dia

ga·do·lí·ni·o ga·do·lí·ni·o


([Johann] Gadolin, antropónimo [físico e químico finlandês, 1760-1852] + -io)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Gd), de número atómico 64, pertencente ao grupo das terras raras.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cine- [consultado em 07-07-2022]