Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ciar

ciarciar | v. intr.
ciarciar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ci·ar ci·ar 1


(espanhol ciar)
verbo intransitivo

1. [Marinha]   [Marinha]  Remar para fazer recuar ou dar volta a uma embarcação.

2. Movimentar-se para trás. = RECUAR, RETROCEDER

Confrontar: cear, siar.

ci·ar ci·ar 2


(cio, do latim zelus, -i, inveja, ciúmes, emulação, ardor + -ar)
verbo transitivo

Ter ciúmes de. = ZELAR

Confrontar: cear, siar.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Esta palavra em blogues

Ver mais

...re­gião, bem como da cri­ação da pla­ta­forma de Évora com li­ga­ções ca­pazes de po­ten­ ciar o trans­porte de mer­ca­do­rias e ma­té­rias-primas para Vendas Novas, Alan­droal, Borba, Es­tremoz e Vila...

Em anónimo séc.xxi

...o sapateiro, não vá além da sovela como vai sendo uso e costume em ciar raízes neste país de faz de conta!!

Em De Rerum Natura

não se deve ciar um racismo negro!!

Em De Rerum Natura

P oderão as esquerdas democráticas e as direitas democráticas encontrar terreno sólido para nego ciar e cooperar, deixando de fora as esquerdas não democráticas e as direitas não democrát...

Em A RODA

Só assim foi possível ciar o Karma este ano, mas a verdade é que tínhamos planeada uma edição com...

Em Portugal Rebelde
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Escreve-se irei referir ou referirei ? Qual das formas é a mais correcta?
As duas expressões são correctas e equivalentes. A primeira (irei referir) corresponde a uma forma perifrástica, formada pelo futuro do verbo ir, aqui utilizado como auxiliar, seguido do verbo principal referir no infinitivo; paralelamente, é ainda usado no mesmo contexto a perifrástica com o verbo auxiliar ir no presente do indicativo, seguido de infinitivo (ex.: vou referir). A segunda expressão corresponde à forma do futuro simples do indicativo (referirei). A escolha entre estas duas maneiras de exprimir o tempo futuro depende do falante, mas o uso da perifrástica é usualmente preferido no discurso oral, enquanto o uso do futuro simples ocorre essencialmente no discurso escrito.



Situemo-nos na área da arquitectura ou da engenharia civil. Imaginemos que falamos de uma tela retesada. Sob tensão. Será erro clamoroso (claro que, clamoroso ou não, pouco importa. Sendo erro...) Mas dizia eu: será erro nesse caso dizer e escrever "tela tensionada"?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo tensionar (homófono de tencionar), formado a partir da aposição do sufixo -ar à forma latina tensio, -onis (tensão), tem o significado “deixar ou ficar sob tensão”.

É possível usar este verbo com qualquer material passível de extensão ou tensão (ex.: o fio tensionou-se mas não partiu; a altura do salto é controlada pelo monitor, tensionando o cabo), como revelam pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet.

O Dicionário Priberam regista também o adjectivo tensionado, particípio de tensionar, com o significado “que está sob tensão; que se tensionou”, pelo que a expressão tela tensionada está correcta.

pub

Palavra do dia

der·móp·te·ro der·móp·te·ro


(dermo- + -ptero)
adjectivo
adjetivo

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Relativo aos dermópteros.

nome masculino

2. [Zoologia]   [Zoologia]  Espécime dos dermópteros.


dermópteros
nome masculino plural

3. [Zoologia]   [Zoologia]  Ordem de mamíferos insectívoros, cujos membros estão unidos por uma prega de pele que lhes permite planar.

Confrontar: dermáptero.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ciar [consultado em 05-08-2021]