PT
BR
Pesquisar
Definições



chispa

A forma chispapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de chisparchispar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de chisparchispar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chispachispa
( chis·pa

chis·pa

)


nome feminino

1. Partícula luminosa que salta de um corpo incandescente. = CENTELHA, FAGULHA, FAÍSCA, FAÚLHA

2. [Figurado] [Figurado] Talento, génio.

etimologiaOrigem etimológica:origem onomatopaica.
chisparchispar
( chis·par

chis·par

)
Conjugação:unipessoal.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Lançar chispas. = CHISPEAR

2. [Figurado] [Figurado] Arder em ira; sentir grande raiva. = CHISPEAR

3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Ir ou sair depressa. = DISPARAR


verbo intransitivo e pronominal

4. [Informal] [Informal] Fugir ou ir-se embora.

etimologiaOrigem etimológica:chispa + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "chispa" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).



Qual o texto correcto: peço-lhe para ele cá vir ou peço para ele cá vir?
Ambas as frases que refere estão correctas.

Na primeira, o verbo selecciona um complemento indirecto (o pronome oblíquo lhe) e um complemento directo sob a forma de oração completiva com valor nominal (para ele cá vir). Na segunda, o verbo pedir está a ser usado como transitivo directo, pois selecciona apenas o complemento directo.

Como o verbo pedir pode ser usado como transitivo directo (seleccionando apenas um complemento directo, como em pediu um café), transitivo indirecto (seleccionando apenas um complemento indirecto, como em pediu pelas vítimas da catástrofe) ou bitransitivo (seleccionando um complemento directo e um indirecto, como em pediu um café ao empregado), ambas as frases encontram-se correctamente formadas.