PT
BR
Pesquisar
Definições



centrifugadoras

A forma centrifugadoraspode ser [feminino plural de centrifugadoracentrifugadora] ou [feminino plural de centrifugadorcentrifugador].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
centrifugadorcentrifugador
|ô| |ô|
( cen·tri·fu·ga·dor

cen·tri·fu·ga·dor

)


adjectivoadjetivo

1. Que centrifuga ou faz a centrifugação.


nome masculino

2. Aparelho por meio do qual se efectua a centrifugação. = CENTRIFUGADORA

etimologiaOrigem etimológica:centrifugar + -dor.
centrifugadoracentrifugadora
( cen·tri·fu·ga·do·ra

cen·tri·fu·ga·do·ra

)


nome feminino

Aparelho por meio do qual se efectua a centrifugação. = CENTRIFUGADOR

etimologiaOrigem etimológica:feminino de centrifugador.

Auxiliares de tradução

Traduzir "centrifugadoras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).