Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cavalo-d'água

cavalo-d'águacavalo-d'água | n.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cavalo-d'água cavalo-d'água


nome

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "cavalo-d'água" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

A navegação espantosa de Diogo Botelho O pequenino barco atravessou o Oceano Índico. Em Melinde, onde ninguém ficou, tomaram mais água e mantimentos, antes de se isolarem nos imensos mares do Sul. As tempestades foram tremandas. Ondas alterosas varavam a fusta de proa à popa. Escacearam a água e as

Em navios e navegadores

acorda um oceano separa meus braços – pesca um pouco dágua trago nos ossos raízes de tambores e nomes as pescarias de histórias de meu avô abraçadas à velha casa de madeira jacarés empalhados alimentam sonhos nos meus olhos de barro”

Em Baú de Fragmentos: Enchendo esse mundo de causos

fotográfico, desse rosto subindo do fundo das águas mentais. Bonito rosto, róseas feições, irremediáveis léguas/décadas, mal nenhum. Este que sorri é Túlio Serafim d ’Anes Galo, ei-lo nomeado. Túlio - 18 Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022 Ainda aparece algumas vezes no Café d ’Alice, mas não tantas quantas

Em daniel abrunheiro

Maggie O’Farrell, Hamnet / Relógio dÁgua Paul Auster, Um Homem em Chamas / Asa Blake Bailey, Philip Roth / Dom Quixote Albert Hourani, História dos Povos Árabes / Book Builders Marieke Lucas Rijneveld, O Desassossego da Noite / Dom Quixote Jon Fosse, Trilogia / Cavalo de Ferro Clique na imagem.

Em Da Literatura

bárbara-escrava Desejar é o Diabo-Começo-Acabo. Esquinas-rosadas-tipo-borgesianas Tomam também meus ângulos ledores Padeço de atenção – & de estertores Que me duram décadas & até semanas. Ainda não aprendi a d -existir Talvez uma monção me varra dágua Gosto da bebedeira-aérea das andorinhas Gosto do

Em daniel abrunheiro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Li o texto do Acordo Ortográfico de 1990 e outros textos sobre o assunto, e tomava a liberdade de perguntar qual a posição da Priberam relativamente aos prefixos sub-, ad- e ab- quando seguidos por palavra iniciada por r cuja sílaba não se liga foneticamente com o prefixo. Concretizando: sub-rogar ou subrogar; ad-rogar ou adrogar; ab-rogar ou abrogar? O Acordo, aparentemente, é omisso quanto à matéria, e já vimos opções diferentes da por vós tomada na versão 7 do FLIP.
O texto legal do Acordo Ortográfico de 1990 (base XVI) é, de facto, omisso relativamente ao uso de hífen com prefixos terminados em consoantes oclusivas (como ab-, ad- ou sub-) quando o segundo elemento da palavra se inicia por r (como em ab-rogar, ad-rogar ou sub-rogar). Para que seja mantida a pronúncia [R] (como em carro) do segundo elemento, terá de manter-se o hífen, pois os casos de ab-r, ad-r, ob-r, sob-r, sub-r e afins são os únicos casos na língua em que há os grupos br ou dr (que se podiam juntar a cr, fr, gr, pr, tr e vr) sem que a consoante seja uma vibrante alveolar ([r], como em caro ou abrir). Se estas palavras não contiverem hífen, o r ligar-se-á à consoante que o precede e passará de vibrante velar (ex.: ab[R], sub[R]) a vibrante alveolar (ex.: ab[r], sub[r]). Não se pode, por isso, alterar a fonética por causa da ortografia, nem alterar a grafia, criando uma excepção ortográfica, só porque o legislador/relator ou afim escamoteou ou esqueceu este caso. O argumento de que a opção de manter o hífen nestes casos segue o espírito do acordo pode reforçar-se se olharmos, por exemplo, para os casos dos elementos de formação circum- e pan-, onde não se criam excepções à estrutura silábica, nem à pronúncia (cf. circum-escolar e não circumescolar; pan-africano e não panafricano).
Pelos motivos expostos, a opção da Priberam é manter o hífen nos casos descritos.




Solicito um esclarecimento: como se escreve e pronuncia a palavra que designa o legume, também conhecido como mostarda persa? Rúcula ou rucola?
A grafia correcta da designação vulgar da espécie vegetal a que se refere é rúcula, palavra esdrúxula que deriva do italiano rucola.
pub

Palavra do dia

der·máp·te·ro der·máp·te·ro


(grego dérma, -atos, pele + -ptero)
adjectivo
adjetivo

1. [Entomologia]   [Entomologia]  Relativo aos dermápteros.

nome masculino

2. [Entomologia]   [Entomologia]  Espécime dos dermápteros.


dermápteros
nome masculino plural

3. [Entomologia]   [Entomologia]  Ordem de insectos de asas curtas ou inexistentes, cujo abdómen termina em dois ganchos em forma de tenaz.


SinónimoSinônimo Geral: DERMATÓPTERO, EUPLEXÓPTERO

Confrontar: dermóptero.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cavalo-d'%C3%A1gua [consultado em 04-07-2022]