Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

causação

causaçãocausação | n. f.
derivação fem. sing. de causarcausar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cau·sa·ção cau·sa·ção


(latim causatio, -onis, pretexto, desculpa, doença)
nome feminino

Acto ou efeito de causar (ex.: causação intencional). = CAUSA


cau·sar cau·sar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Ser causa, a origem de. = MOTIVAR, ORIGINAR, PRODUZIR

2. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Chamar a atenção sobre si. = ARRASAR

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

causação de dano patrimonial ou financeiro nos negócios da Administração Pública para com particulares, do...

Em Blog do Paulo Noel

O Causation, Where Art Thou? Evolutionary Causation: Biological and Philosophical Perspectives. Uller Tobias, Laland Kevin (editors). The Vienna Series in Theoretical Biology, 2019. 352 pp., illus. (ISBN: 9780262039925, hardcover: alc paper). Erik I Svensson BioScience, biaa009, https://doi.org/10.1093/biosci/biaa009 Published…

Em Desafiando a Nomenklatura Científica

...onde os produtos e os efeitos são necessários à sua produção e à sua causação ” (Edgar Morin);;

Em O INDEFECTÍVEL

Sua crítica exige a inversão na direção de causação ..

Em Altamiro Borges

«Aquele senhor careca que apresenta o Isto É Matemática deveria dedicar um episódio do seu programa a estudar a correlação entre o número de vezes que um articulista se queixa da demora da Operação Marquês e o número de vezes que ele almoçou com José Sócrates entre 2005 e 2011. Desconfio que uns pingos de matemática e …

Em Impertin
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.
pub

Palavra do dia

ven·tres·ca |ê|ven·tres·ca |ê|


(latim *ventriscula, diminutivo de venter, -tris, ventre)
nome feminino

Posta de peixe imediata à cabeça. = VENTRECHA, VENTRISCA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/causa%C3%A7%C3%A3o [consultado em 25-10-2021]