PT
BR
Pesquisar
Definições



catraca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
catracacatraca
( ca·tra·ca

ca·tra·ca

)


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Dispositivo que roda sobre um eixo e que condiciona o acesso de pessoas a determinado local. = TORNIQUETE

2. [Brasil] [Brasil] Dispositivo que, num arco de pua, permite o seu funcionamento quando não há espaço para dar uma volta completa com o braço do instrumento.

3. [Brasil] [Brasil] [Náutica] [Náutica] Dispositivo que faz girar o eixo propulsor de uma embarcação, sem recurso à máquina de propulsão.

4. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Hemitriccus obsoletus) da família dos tiranídeos. = FALSO-TÓDI-DE-PEITO-CASTANHO

etimologiaOrigem etimológica:origem onomatopaica.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).




Gostaria de saber a origem da palavra hospital. De onde foi formada?
A palavra hospital deriva do adjectivo latino hospitalis, -e (“que é relativo a hóspede”), usado nas locuções hospitale domus ou hospitale cubiculum (“casa de hóspedes”). A mesma palavra latina deu origem ao francês hôtel, de onde deriva a palavra portuguesa hotel.