PT
BR
Pesquisar
Definições



cascatas

A forma cascatasé [feminino plural de cascatacascata].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cascatacascata
( cas·ca·ta

cas·ca·ta

)
Imagem

Queda-d'água, por entre pedras ou rochedos (artificial ou natural).


nome feminino

1. Queda-d'água, por entre pedras ou rochedos (artificial ou natural).Imagem

2. [Portugal: Douro] [Portugal: Douro] Construção temporária, semelhante a um presépio, disposta geralmente em degrau e com uma pequena queda-d'água, que mistura elementos do sagrado e do profano na representação de cenas alusivas ao santo popular que homenageia (ex.: a tradição das cascatas de São João no Porto é antiga).

3. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Mulher de idade, considerada gasta, feia e pretensiosa.

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Invenção, mentira.

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] [Imprensa] [Imprensa] Informação sem fundamento em factos reais.

6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] [Imprensa/Jornalismo] [Imprensa/Jornalismo] Texto jornalístico inconsistente, longo e entediante.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cascatas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).