Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

cascata

cascatacascata | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cas·ca·ta cas·ca·ta


nome feminino

1. Queda-d'água, por entre pedras ou rochedos (artificial ou natural).Ver imagem

2. [Portugal: Douro]   [Portugal: Douro]  Construção temporária, semelhante a um presépio, disposta geralmente em degrau e com uma pequena queda-d'água, que mistura elementos do sagrado e do profano na representação de cenas alusivas ao santo popular que homenageia (ex.: a tradição das cascatas de S. João no Porto é antiga).

3. [Informal, Depreciativo]   [Informal, Depreciativo]  Mulher de idade, considerada gasta, feia e pretensiosa.

4. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Invenção, mentira.

5. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]   [Imprensa]   [Imprensa]  Informação sem fundamento em factos reais.

6. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]   [Imprensa]   [Imprensa]  Texto jornalístico inconsistente, longo e entediante.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "cascata" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




Gostaria de cumprimentar pelo site e, se possível, pedir esclarecimento sobre o porquê da palavra carioca e sobre sua origem para designar quem nasce no Rio de Janeiro.
A maioria dos dicionários refere como origem da palavra carioca uma palavra ou locução tupi que quer dizer "casa do branco". No entanto, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002) parece ser uma fonte bastante completa para a informação que pretende, pois resume várias fontes e opiniões sobre a palavra carioca, nomeadamente o facto de ter sido inicialmente o nome de um local no Rio de Janeiro.
pub

Palavra do dia

qui·me·ris·mo qui·me·ris·mo


(quimera + -ismo)
nome masculino

[Genética]   [Genética]  Condição do organismo em que há células com informação genética diferente, com origem em zigotos distintos (ex.: quimerismo hematopoético).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cascata [consultado em 17-05-2021]