PT
BR
Pesquisar
Definições



carretel

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carretelcarretel
( car·re·tel

car·re·tel

)
Imagem

Cilindro, geralmente com rebordo, usado para enrolar fio, fita, arame, etc.


nome masculino

1. Rolo, geralmente de madeira, que se põe debaixo de objectos pesados que se querem mover, rodando.

2. Cilindro, geralmente com rebordo, usado para enrolar fio, fita, arame, etc.Imagem = CARRETE, CARRINHO

3. Cilindro estreito destinado a enrolar película ou outro material flexível.Imagem = BOBINA

4. [Marinha] [Marinha] Cilindro que gira sobre um eixo, e do qual se desprende da barquinha o fio de medir a velocidade do navio. = MOLINETE

etimologiaOrigem etimológica:espanhol carretel.

vistoPlural: carretéis.
iconPlural: carretéis.
carretelcarretel

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).