PT
BR
Pesquisar
Definições



carretel

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
carretelcarretel
( car·re·tel

car·re·tel

)
Imagem

Cilindro estreito destinado a enrolar película ou outro material flexível.


nome masculino

1. Rolo, geralmente de madeira, que se põe debaixo de objectos pesados que se querem mover, rodando.

2. Cilindro, geralmente com rebordo, usado para enrolar fio, fita, arame, etc. = CARRETE, CARRINHO

3. Cilindro estreito destinado a enrolar película ou outro material flexível.Imagem = BOBINA

4. [Marinha] [Marinha] Cilindro que gira sobre um eixo, e do qual se desprende da barquinha o fio de medir a velocidade do navio. = MOLINETE

vistoPlural: carretéis.
etimologiaOrigem etimológica:espanhol carretel.
iconPlural: carretéis.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.