Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

capitalizar

capitalizarcapitalizar | v. tr. | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·pi·ta·li·zar ca·pi·ta·li·zar

- ConjugarConjugar

(capital + -izar)
verbo transitivo

1. Juntar ao capital (ex.: capitalizar os juros).

2. Transformar em capital.

3. Aproveitar e reunir (ex.: capitalizar energias).

verbo intransitivo

4. Acumular para formar capital.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "capitalizar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...manutenção e reparo, no valor de US$ 740 bilhões, com a região posicionada para capitalizar na recuperação das viagens regionais e internacionais e na demanda

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...acidente, de nunca usar o nome Lynyrd Skynyrd novamente em um esforço para não capitalizar sobre a tragédia que se abateu sobre eles..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...Apesar do capítulo desportivo deixar os adeptos radiantes, Varandas não dá sinais de conseguir capitalizar ou motivar os sócios para os seus projetos e objetivos, nomeadamente o orçamento e...

Em Fora-de-jogo

"Não está a capitalizar os bons resultados desportivos", referiu Dias Ferreira, lembrando que no próximo ano o Sporting...

Em Fora-de-jogo

...da perda de votos dos socialistas, o PSD, embora subindo em percentagem, não conseguiu capitalizar o descontentamento, perdendo inclusive votos..

Em Nuno de Matos
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Gostaria de saber o significado e etimologia da palavra peltre.
A palavra portuguesa peltre, mais usual no Brasil do que em Portugal, deriva do inglês pewter e designa o que é comummente conhecido por estanho (“liga metálica”).
pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/capitalizar [consultado em 27-10-2021]