Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
cangalhocangalho | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

can·ga·lho can·ga·lho
(canga + -alho)
substantivo masculino

1. Cada um dos dois paus entre os quais se mete o pescoço do boi na canga ou o do cavalo na atafona.Ver imagem = CANZIL

2. [Informal, Depreciativo]   [Informal, Depreciativo]  Pessoa, animal ou coisa que não presta ou que já é velho. = CANGALHÃO, TRASTE

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "cangalho" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).



Estava fazendo uma pesquisa e me deparei com a palavra beringela grafada com g e em outro dicionário a encontrei com j. Como devo escrever?
Beringela é a forma preferencial e é a única forma atestada em todas as obras de referência consultadas para o português europeu. A forma berinjela aparece apenas registada em dicionários ou vocabulários brasileiros. De entre os dicionários brasileiros, o Dicionário Aurélio e o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras registam apenas a forma berinjela, enquanto o dicionário Aulete Digital e o Dicionário Houaiss registam as duas formas (este último regista berinjela explicitamente como forma não preferencial, remetendo-a para a forma beringela).

Esta diferença de registos deve-se essencialmente à existência, em português, de duas consoantes para representação do mesmo som, o que originou, em muitas palavras de origem árabe (veja-se, por exemplo, casos como alfange/alfanje, alforge/alforje ou alquequenge/alquequenje), duas tradições lexicográficas distintas, no português europeu tendencialmente com g, no português brasileiro tendencialmente com j.

Deve referir-se ainda, a este respeito, que a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 não altera nem resolve estas divergências ortográficas.

pub

Palavra do dia

tro·fa |ó| tro·fa |ó|
(origem obscura)
substantivo feminino

[Regionalismo]   [Regionalismo]  Capa de junco ou de palha. = CAROÇA, CROÇA, PALHOTA

Confrontar: trufa.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/cangalho [consultado em 19-11-2018]