PT
BR
    Definições



    camisa-de-vênus

    Será que queria dizer camisa-de-vénus?

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    camisa-de-vénuscamisa-de-vênuscamisa de vênus
    ( ca·mi·sa·-de·-vé·nus

    ca·mi·sa·-de·-vê·nus

    ca·mi·sa de vê·nus

    )


    nome feminino

    Envoltório de látex muito fino e resistente que se coloca no pénis, funcionando, pela retenção do esperma, como contraceptivo e para reduzir o risco de doenças transmissíveis por via sexual. = CAMISINHA, PRESERVATIVO

    etimologiaOrigem:camisa + de + Vénus, antropónimo [deusa grega da Beleza e do Amor].
    vistoPlural: camisas-de-vênus.
    iconPlural: camisas-de-vénus.

    Secção de palavras relacionadas

    grafiaGrafia no Brasil:camisa de vênus.
    grafiaGrafia no Brasil:camisa-de-vênus.
    grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:camisa de vênus.
    grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: camisa-de-vênus.
    grafiaGrafia em Portugal:camisa-de-vénus.
    grafiaGrafia em Portugal:camisa-de-vénus.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "camisa-de-vênus" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário



    Dúvidas linguísticas


    Gostaria de saber se existe a expressão sobrinha-neta e se o uso do hífen está correto.


    Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
    Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
    Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.