PT
BR
Pesquisar
Definições



cabeleiras

A forma cabeleiraspode ser [feminino plural de cabeleiracabeleira] ou [feminino plural de cabeleirocabeleiro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cabeleirocabeleiro
( ca·be·lei·ro

ca·be·lei·ro

)


nome masculino

Pêlo, cabelo isolado.

cabeleiracabeleira
( ca·be·lei·ra

ca·be·lei·ra

)
Imagem

Conjunto dos cabelos, sobretudo quando compridos ou abundantes.


nome feminino

1. Conjunto dos cabelos, sobretudo quando compridos ou abundantes.Imagem = ENCABELADURA

2. Cabelo postiço.Imagem = CHINÓ, PERUCA

3. Pêlos compridos do pescoço e cauda de alguns animais. = CRINA

4. [Astronomia] [Astronomia] Nebulosidade que circunda o núcleo de certos cometas. = COMA

5. [Informal] [Informal] Bebedeira.

etimologiaOrigem etimológica:cabelo + -eira.

cabeleirascabeleiras

Auxiliares de tradução

Traduzir "cabeleiras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a origem da palavra hipotenusa.
A palavra hipotenusa deriva do termo latino hypotenusa. Este, por sua vez, deriva do grego hupoteínousa, que, em geometria, significa “o lado oposto ao ângulo recto”.



Tenho um dicionário de Língua Portuguesa e ao observar a divisão silábica me surgiu uma dúvida. Há palavras que são separadas pelo ponto e a outras palavras que foram separadas por dois pontos. O que esses dois pontos significam?
es.co.la
es.cri.tó.ri:o
Os dois pontos são usados por alguns dicionários para indicar, na divisão silábica para translineação, que um encontro de vogais (ex.: io em escritório) pode ser pronunciado como hiato (correspondendo a duas sílabas) ou como ditongo (correspondendo a uma sílaba).

No português do Brasil, por indicação do Formulário Ortográfico de 1943 (grupo XV, 7ª), não deveria haver translineação em qualquer tipo de ditongo, crescente (ex.: ia, io, ui) e decrescente (ex.: ai, au, oi), mas com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990 (Base XX), esta indicação deixou de ser válida, permitindo a divisão de vogais consecutivas que não façam parte de ditongos decrescentes:
"4.º As vogais consecutivas que não pertencem a ditongos decrescentes (as que pertencem a ditongos deste tipo nunca se separam: ai- roso, cadei- ra, insti- tui, ora- ção, sacris- tães, traves- sões) podem, se a primeira delas não é u precedido de g ou q, e mesmo que sejam iguais, separar-se na escrita: ala- úde, áre- as, ca- apeba, co- or- denar, do-er, flu- idez, perdo- as, vo-os. O mesmo se aplica aos casos de contiguidade de ditongos, iguais ou diferentes, ou de ditongos e vogais: cai- ais, cai- eis, ensai- os, flu- iu."