Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
cáriecárie | s. f.
Será que queria dizer carie?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cá·ri·e cá·ri·e
(latim caries, -ei, podridão, cárie, mau gosto)
substantivo feminino

1. Ulceração que ataca as partes duras do corpo (ossos, dentes, etc.) e as destrói lentamente.

2. [Figurado]   [Figurado]  Causa de destruição progressiva.

3. [Botânica]   [Botânica]  Doença que corrói os vegetais.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a frase correcta: O contribuinte foi orientado a manter o carnê em dia. ou O contribuinte foi orientado manter o carnê em dia. Qual está correta? Orientado a manter ou orientado manter.
Relativamente à frase O contribuinte foi orientado a manter o carnê em dia, a preposição deverá manter-se (podendo ser substituída por para), pois a expressão a manter o carnê em dia é uma oração subordinada adverbial final, equivalente a para que mantivesse o carnê em dia ou a que mantivesse o carnê em dia.



Qual é a forma certa de escrever a palavra abaixo dentro da norma culta da língua portuguesa? Hidrossanitária ou hidro-sanitária?
A forma correcta é hidrossanitária, antes e depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990.

Antes do Acordo Ortográfico de 1990 (AO), e segundo a tradição lexicográfica, o prefixo hidro- aglutina-se sempre ao elemento que se lhe segue (ex.: hidroavião, hidroeléctrico). Quando esse elemento começa por r ou s, verifica-se a duplicação dessas letras (ex.: hidrorrepelente, hidrossácaro).

O AO introduz regras gerais para a utilização dos prefixos, que, no caso de hidro-, se mantêm como a tradição lexicográfica preconizava, à excepção dos casos em que o elemento prefixal antecede palavras começadas por o. Com a aplicação do AO, qualquer palavra começada por hidro- seguida de um elemento começado por o deverá ser hifenizada (ex.: hidro-orgânico). Nos restantes casos, prevalece a grafia aglutinada.

pub

Palavra do dia

an·tí·tra·go an·tí·tra·go
(grego antítragos, -ou)
substantivo masculino

[Anatomia]   [Anatomia]  Saliência da parte inferior do pavilhão da orelha, acima do lóbulo e em posição oposta ao trago.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/c%C3%A1rie [consultado em 17-12-2018]