Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cábrea

cábreacábrea | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cá·bre·a cá·bre·a


(latim caprea, -ae, cabra montês)
nome feminino

1. [Náutica]   [Náutica]  Espécie de guindaste para suspender e deslocar pesos, geralmente com duas ou três vigas inclinadas convergentes que se articulam no topo, onde uma roldana sustém o cabo em que se prende a carga. = CABRA

2. [Náutica]   [Náutica]  Corda grossa que serve de amarra ao navio.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "cábrea" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Navegação, o “Cabo Raso” da Administração Geral do porto de Lisboa, a cábrea da Administração Geral, e mergulhadores, começando logo os trabalhos de salvamento..

Em navios e navegadores

...Andrew Ramirez, Christopher Ramirez, o então menor Andrew Ramirez Jr (com 16 anos), Aron Cabrea , Rene Ernesto Flores, Jesse Fernandez e Robert Araiza trabalharam como jardineiros e técnicos...

Em VISEU, terra de Viriato.

Glama & Marinho, fundeada próximo da lingueta da Cábrea , desde a madrugada que corria risco de garrar..

Em navios e navegadores

...fundeado em frente ao estaleiro e em breve irá para junto do cais da Cábrea , a fim de receber o maquinismo e a mastreação..

Em navios e navegadores

de diâmetro, o qual armavam em três paus à maneira de cábrea por melhor seguir a linha solar, e mais verificada e distintamente poderem saber a...

Em cidadedacovilha
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo miúdo?
O adjectivo miúdo admite o superlativo regular miudíssimo e o irregular minutíssimo, derivado do superlativo latino minutissimus, do adjectivo minutus, que está na origem etimológica de miúdo.



Gostaria de auxílio quanto ao uso correto do verbo assistir. Por exemplo, a frase assistir ao filme está correta ou devo dizer assistir o filme. Assistir ao doente ou assistir o doente?
De acordo com os dicionários e gramáticas de língua portuguesa, o verbo assistir, na acepção “ser espectador”, é usado como transitivo indirecto, isto é, selecciona objectos indirectos regidos pela preposição a. Assim sendo, a frase assistir ao filme é considerada a mais correcta. No português do Brasil, é possível encontrar usos deste verbo, neste sentido, como transitivo directo, pelo que a frase assistir o filme é muito frequente, apesar de não ser considerada preferencial por dicionários e gramáticas.

Na acepção “prestar auxílio médico”, o verbo assistir não se usa com a preposição a, visto que apenas selecciona objectos directos não regidos por preposição, daí que a frase correcta seja, neste caso, assistir o doente.

pub

Palavra do dia

re·fu·gar re·fu·gar


(latim refugo, -are)
verbo transitivo

1. Pôr de parte. = DESPREZAR, REJEITAR

2. [Brasil]   [Brasil]  Separar, apartar (ex.: refugar o gado).

Confrontar: refogar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/c%C3%A1brea [consultado em 22-01-2022]