Significado de bramavas-vo-la

    A forma bramavas-vo-laé [segunda pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de bramarbramar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    bramarbramar
    ( bra·mar

    bra·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Estar na brama.

    2. [Figurado] [Figurado] Gritar.

    3. Fazer estrondo; rugir.

    4. Bramir.

    5. Retumbar.

    6. Ter cio (falando-se de veados e outros animais).

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "bramavas-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    pagode | n. m.

    Templo de Brama ou de Buda....


    trimúrti | n. f.

    A trindade indiana, formada pelos deuses Brama, o criador, Vixnu, o preservador e Xiva, o destruidor....


    brama | n. m.

    Divindade indiana, dotada do poder de criação. (Com inicial maiúscula.)...


    Histórico de pesquisas

    A palavra "bramavas-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?


      Acabo de reparar que nas Definições - Acordo Ortográfico de 1990 - Variedade do Português - distinguem-se duas Normas, uma Europeia e outra Brasileira. A minha pergunta é: Porque é que a norma utilizada em PORTUGAL é designada por norma europeia - que eu saiba não existe mais nenhum país na Europa cuja língua oficial seja o Português - quando a norma utilizada no Brasil é designada por norma brasileira e não sul americana?
      Vejo isso como uma descriminação em relação ao país onde nasceu a língua portuguesa. Já encontrei na internet entidades, que ganham dinheiro a ensinar a língua portuguesa, a afirmar que o português falado no Brasil é mais puro do que aquele que é falado em Portugal. Duvido que as entidades brasileiras aceitassem de braços caídos que a versão da língua portuguesa que eles falam fosse designada como Norma Sul Americana.