PT
BR
Pesquisar
Definições



bonzão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bonzãobonzão
( bon·zão

bon·zão

)


adjectivoadjetivo

1. [Informal] [Informal] Que é muito bom (ex.: é uma tasca com comida boazona).


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. [Informal] [Informal] Que ou quem é considerado fisicamente muito atraente.

3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que ou o que é muito valente. = CORAJOSO, FORTE

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: BONZUDO

etimologiaOrigem etimológica:bom + -z- + -ão.

vistoFeminino: boazona. Plural: bonzões.
iconFeminino: boazona. Plural: bonzões.
bonzãobonzão

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.