PT
BR
Pesquisar
Definições



bodega

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bodegabodega
|é| |é|
( bo·de·ga

bo·de·ga

)


nome feminino

1. Taberna suja. = TASCA

2. [Brasil] [Brasil] Pequena mercearia, muitas vezes associada a um bar. = LOCANDA, VENDA

3. Casa muito suja.

4. Comida mal feita.

5. [Informal] [Informal] Coisa sem qualidade, sem importância ou sem utilidade. = PORCARIA

etimologiaOrigem etimológica:latim apotheca, -ae, despensa, celeiro, adega, do grego apothêke, -es, armazém.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).