Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bloga

blogabloga | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de blogarblogar
2ª pess. sing. imp. de blogarblogar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

blo·ga blo·ga


(redução de blogosfera)
nome feminino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Comunidade de blogues e bloguistas (ex.: a bloga é o espaço ideal para discutir sobre tudo; a bloga nacional andou muito agitada esta semana). = BLOGOSFERA


blo·gar |blò| ou |blu|blo·gar |blò| ou |blu|

- ConjugarConjugar

(blogue + -ar)
verbo intransitivo

1. Ter ou manter um blogue (ex.: a Priberam bloga desde 2008).

verbo transitivo e intransitivo

2. Fazer publicação em blogue (ex.: blogar sobre determinado assunto; já não bloga há muito tempo).

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Outro desenho que está na exposição e que ainda não tinha vindo ao blog.A mancha no céu não é uma nuvem... era o vidro do scanner que estava sujo.

Em bonecos de bolso

O link do blog é: https://1 bloga ..

Em VARAL de IDÉIAS

( https://1 bloga ..

Em VARAL de IDÉIAS

Este anúncio se deu em uma breve postagem no bloga da editora..

Em confrariadearton.blogspot.com

Premonição Já contei que tenho um blog ( https://1 bloga ..

Em VARAL de IDÉIAS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



É correto dizer "sói acontece"? Ou seria "sói acontecer"?
O verbo soer, sinónimo de costumar ou ser frequente, é actualmente de uso raro na língua, conjugando-se principalmente nas terceiras pessoas do presente (sói, soem) e do pretérito imperfeito (soía, soíam) do indicativo.

Pesquisas em corpora e em motores de busca revelam uma frequência mais elevada deste verbo nos séculos XV e XVI, nomeadamente em obras de autores como Fernão Lopes, Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, João de Barros ou Luís de Camões, ocorrendo em construções transitivas, sobretudo com orações infinitivas (ex.: que reis e duques soíam temer), e intransitivas (ex.: e ali folgou o rei mais do que soía; que os navios fossem e voltassem como soíam).

Presentemente, o emprego do verbo soer é essencialmente erudito, recaindo maioritariamente em construções com orações infinitivas como complemento directo (ex.: um filme alternativo, como sói dizer-se; a figura do professor, que soía ser uma referência, tem vindo a esbater-se) ou como sujeito (ex.: soía fazer frio no Inverno, mas agora nem as aves migram).

pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bloga [consultado em 01-10-2022]