Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

blandícia

blandíciablandícia | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

blan·dí·ci·a blan·dí·ci·a


(latim blanditia, -ae)
nome feminino

1. Gesto ou demonstração de um sentimento de ternura ou de afecto. = AFAGO, CARÍCIA, CARINHO, MIMO

2. Gesto ou esforço para agradar ou atrair alguém. = ILÉCEBRA

3. Doçura, meiguice.


SinónimoSinônimo Geral: BLANDÍCIE

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Debruçado sobre a benevolência dos séculos o cronista outorga mesuras e desdouros, intende a blandícia da cautela, a pua retraída do orgulho..

Em #poesia

...seus 12 anos de carreira, irá lançar em Fevereiro um novo volume duplo,"Mansidão e Blandícia ", uma edição especial em formato de livro

Em Portugal Rebelde

terra onde nunca tinham posto os pés e os franceses, com astúcia e blandícia , subtraíram a Portugal a região de Casamansa, onde se estava presente, numa boa...

Em Luís Graça & Camaradas da Guiné

interstícios de alma mergulhada na blandícia do teu olhar digo: no presente onde se vai guardando o futuro deixa fluir...

Em Fr

, onde é recebido com blandícia anunciada, com lautas pitanças e o estrelejar de foguetório..

Em oitentaeoitosim.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre puseste-a e puseste-la? Já li ambas aplicadas e no entanto não sei qual é a diferença ou se alguma delas está incorrecta.
Ambas as expressões estão correctas, mas correspondem a formas verbais de pessoas gramaticais diferentes (tu/vós) do pretérito perfeito do indicativo, pelo que não podem ser aplicadas no mesmo contexto.

A forma puseste-a corresponde à segunda pessoa do singular (= tu puseste alguma coisa), enquanto a forma puseste-la corresponde à segunda pessoa do plural (= vós pusestes alguma coisa).

A construção *tu puseste-la (= *tu pusestes alguma coisa) é agramatical, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as formas verbais da segunda pessoa do singular e do plural do pretérito perfeito. Convém por isso ter presente que a segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo não tem s final (tu puseste), ao contrário da 2ª pessoa do plural (vós pusestes).




Agradeço, se possível, que me esclareçam sobre o significado e origem da palavra "sôbolos", agora tão em voga pelo lançamento da última obra do escritor Lobo Antunes e tão conhecida na expressão primeira de Camões.
A palavra sôbolos corresponde à flexão do masculino plural de sôbolo. Esta é uma forma do português antigo, contracção da preposição sobre com artigo definido antigo lo e pode ter as flexões sôbola, sôbolos, sôbolas, equivalentes, respectivamente, a sobre a, sobre os, sobre as.

É de referir que a recente obra de António Lobo Antunes (Sôbolos Rios Que Vão) retoma o primeiro verso de uma redondilha de Camões que, em algumas edições com actualização gráfica, é por vezes transcrito "Sobre os rios que vão".

pub

Palavra do dia

ter·gi·ver·sar ter·gi·ver·sar

- ConjugarConjugar

(latim tergiversor, -ari, voltar atrás)
verbo intransitivo

1. Voltar as costas (ex.: não é possível tergiversar frente às novas dificuldades).

2. Usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios (ex.: o réu tergiversou para ganhar tempo). = RODEAR

3. Demonstrar receio ou falta de segurança em tomada de decisão (ex.: tergiversou mas depois aceitou o convite). = HESITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bland%C3%ADcia [consultado em 24-05-2022]