PT
BR
Pesquisar
Definições



bico-de-papagaio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bico-de-papagaiobico-de-papagaio
( bi·co·-de·-pa·pa·gai·o

bi·co·-de·-pa·pa·gai·o

)
Imagem

BrasilBrasil

BotânicaBotânica

Planta ornamental (Euphorbia pulcherrima) da família das euforbiáceas, com um conjunto de folhas semelhantes a pétalas, geralmente de cor vermelha viva, dispostas à volta das flores.


nome masculino

1. Nariz adunco.

2. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta (Rhipsalis salicornioides) da família das cactáceas.

3. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta ornamental (Euphorbia pulcherrima) da família das euforbiáceas, com um conjunto de folhas semelhantes a pétalas, geralmente de cor vermelha viva, dispostas à volta das flores.Imagem = CARDEAL, FOLHA-DE-SANGUE, POINSÉTIA

bicos-de-papagaio


nome masculino plural

4. [Informal] [Informal] [Medicina] [Medicina] Proliferação anormal do tecido ósseo na vizinhança de uma inflamação, geralmente de uma artrose. = OSTEÓFITO

vistoPlural: bicos-de-papagaio.
etimologiaOrigem etimológica:bico + de + papagaio.
iconPlural: bicos-de-papagaio.

Auxiliares de tradução

Traduzir "bico-de-papagaio" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



Tenho dúvidas na construção desta frase: "caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar" ou "caso tenha dúvidas, não hesite perguntar". Não sei qual a mais correcta.
As duas frases apresentadas encontram-se correctas, pois o verbo hesitar, quando selecciona uma frase infinitiva, pode ser transitivo directo, isto é, selecciona um complemento que não é regido por preposição (ex.: não hesite perguntar) ou transitivo indirecto, isto é, selecciona um complemento regido por preposição (ex.: não hesite em perguntar). Pesquisas em corpora e motores de busca mostram no entanto que a construção como transitivo indirecto (hesitar em) é mais usual.