PT
BR
Pesquisar
Definições



berrões

A forma berrõesé [masculino plural de berrãoberrão].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
berrão1berrão1
( ber·rão

ber·rão

)


nome masculino

1. Criança que berra muito. = CHORÃO

2. Pessoa que grita ou berra frequentemente.

etimologiaOrigem etimológica:berrar + -ão.
berrão2berrão2
( ber·rão

ber·rão

)


nome masculino

1. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Porco não castrado, destinado à reprodução. = BARRÃO, VARRÃO, VARRASCO

2. [Arqueologia] [Arqueologia] Escultura em pedra, representando um animal, de origem pré-romana, comum em Portugal, nas regiões de Trás-os-Montes e da Beira Alta, e em Espanha.

etimologiaOrigem etimológica:alteração de varrão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "berrões" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.