PT
BR
Pesquisar
Definições



barrocas

A forma barrocaspode ser [feminino plural de barrocabarroca] ou [feminino plural de barrocobarroco].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
barrocabarroca
|ô| |ô|
( bar·ro·ca

bar·ro·ca

)


nome feminino

1. Pequena porção de terreno, geralmente em grande declive e composto alternadamente de depressões e montículos. = BARRANCO

2. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Passagem funda entre penedos ou barrancos.

3. [Portugal] [Portugal] Jogo com pequenas bolas de pedra ou vidro, que se tenta fazer cair em buracos escavados na terra. = BERLINDE

4. [Brasil] [Brasil] Cova produzida por enxurradas. = GROTA

5. [Brasil] [Brasil] Despenhadeiro, precipício.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:barrocada, barrocal.
barrocobarroco
|ô| |ô|
( bar·ro·co

bar·ro·co

)


nome masculino

1. Pérola irregular.

2. Nome de várias pedras preciosas.

3. Penedo pequeno e irregular.

4. Cova; barranco.

5. Esquisitice.

6. [Belas-artes] [Belas-Artes] Estilo arquitectural, pictural, literário e musical cujas formas preciosas, contornadas ou acentuadas, se opõem às do Renascimento e do classicismo (séculos XVI-XVIII).


adjectivoadjetivo

7. Que é excessivamente exuberante. = EXTRAVAGANTE

8. Que dá muito nas vistas.

9. [Belas-artes] [Belas-Artes] Que é relativo ao barroco.

vistoPlural: barrocos |ô|.
iconPlural: barrocos |ô|.
Confrontar: baroco.

Auxiliares de tradução

Traduzir "barrocas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.