PT
BR
Pesquisar
Definições



barbudo-de-coroa-amarela

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
barbudo-de-coroa-amarelabarbudo-de-coroa-amarela
( bar·bu·do·-de·-co·ro·a·-a·ma·re·la

bar·bu·do·-de·-co·ro·a·-a·ma·re·la

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Psilopogon henricii) da família dos megalaimídeos. = BARBICHAS-DE-COROA-AMARELA

etimologiaOrigem etimológica:barbudo + de + coroa + amarela, feminino de amarelo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).